Síndrome do Pânico
Não entre em pânico!
23 de outubro de 2017
Tenho prazer em beber ou sou um alcoolista?
15 de janeiro de 2018
Show all

Depressão ou tristeza?

A depressão é uma doença caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é quarta causa de incapacitação.

Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade embora seja mais frequente entre mulheres. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar.

Estar triste é diferente de estar com depressão já que a tristeza é um sentimento normal de qualquer pessoa, sendo um estado desconfortável gerado por situações como um desapontamento, lembranças desagradáveis ou o término de um relacionamento, por exemplo, que é passageiro e não precisa de tratamento.

Já a depressão é uma doença que afeta o humor, gerando tristeza profunda, persistente e desproporcional, que ultrapassa duas semanas e que não tem um motivo justificável para acontecer.

Como saber se é tristeza ou depressão? Algumas diferenças devem ser observadas.

Tristeza:

  • É temporária e diminui à medida que o tempo;
  • A pessoa tem vontade de chorar, sentimento de impotência, desmotivação e angústia.

Depressão:

  • É persistente, dura a maior parte do dia e todos os dias por, pelo menos, 14 dias
  • A pessoa perde o interesse por atividades agradáveis, a energia diminuí, além de outros, como pensamento suicida, baixa auto-estima e sensação de culpa

Para espantar a tristeza sem fim da rotina, é importante gerenciar o estresse e compartilhar as dificuldades do dia a dia. Ler, aprender coisas novas, fazer hobbies e se divertir ajudam a manter a cabeça ativa e livre de pensamentos negativos ou preocupações excessivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir no Whatsapp
Atendimento Online
Olá, tudo bem? Estou Online, Em que posso te ajudar?
Powered by