Quando buscar ajuda psicológica?

Borderline
16 de maio de 2017
Pais e Filhos
30 de maio de 2017
Show all

Quando buscar ajuda psicológica?

No século passado, o psicanalista Sigmund Freud polemizava a incongruência entre o ser humano e as imposições do mundo e da sociedade. A máquina humana é feita de carne, material frágil e degradável, mas a modernidade exige do homem força, flexibilidade, alta produtividade, superação de limites, atendimento de expectativas e a superação das mesmas.

Diante dessas incongruências é comum o ser humano deixar de fazer coisas para a realização de seus desejos e passar a atender demandas externas, uma após a outra. Perante esse cenário aparecem sofrimentos e insatisfações.

Às vezes esses sofrimentos ou insatisfações são expressos por mudanças de humor intensas, repentinas ou bruscas, choros ou ataques de raiva “sem motivos”, ou por motivos que nem você entende muito bem o porquê mexeram tanto contigo.

Em outros momentos, o sofrimento vem acompanhado de dores ou sintomas físicos. Como, por exemplo, dores que aparecem durante picos de estresse ou até aquelas baixas de imunidade que surgem quando se decide relaxar.

Ainda há aquelas horas em que aparece uma necessidade de ser ouvido, mas ouvido de verdade, sem julgamentos ou conselhos de autoajuda. Nesses momentos parece que os amigos, companheiros e família, por melhores que sejam, não se encaixam muito bem nesse papel de ouvinte. Até porque na maioria das vezes eles tentam te ajudar contando suas próprias histórias, mas o que resolveu para eles nem sempre resolve pra você, afinal eles não vivem e nem sentem como você né?!

O psicólogo através de instrumentos e técnicas de escuta, acolhimento, diagnóstico e intervenção está preparado para te auxiliar a lidar com todas essas demandas da modernidade e não adoecer. Hoje se fala muito da importância de se cuidar, ter alimentação saudável, fazer atividades físicas, fazer exames de rotina… E a nossa mente, nossas emoções, como e quando cuidar? O psicólogo é o profissional capacitado para te ajudar a cuidar da sua mente e das suas emoções, de modo único e particular, promovendo uma oportunidade singular de autoconhecimento e empoderamento através da sua história, dos seus desejos e das suas escolhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir no Whatsapp
Atendimento Online
Olá, tudo bem? Estou Online, Em que posso te ajudar?
Powered by