Especialidades:
– Psicoterapia Infantil
– Psicoterapia do Adolescente
– Psicoterapia Individual
– Psicoterapia de Casal
– Psicoterapia Familiar
Psicoterapia Infantil:
Tem por objetivo facilitar o bom desenvolvimento psíquico da criança. A terapia infantil ajuda a criança a lidar com os seus sentimentos e dificuldades por meio do lúdico como jogos, desenhos, brinquedos e histórias.
Psicoterapia do Adolescente:
A psicoterapia facilita a reflexão sobre o processo de mudança físico-emocional que enfrentam na fase da adolescência. Ajuda no autoconhecimento, na gestão dos conflitos, permitindo que tome decisões pessoais e profissionais de forma mais consciente.
Psicoterapia Individual:
É um processo que contribui para o autoconhecimento e ajuda o sujeito biopsicossocial a compreender e a buscar soluções saudáveis para seus conflitos psicológicos, interpessoais e emocionais.
Psicoterapia de Casal:
É uma terapia que tem o foco na interação e nas dificuldades específicas conjugais com o objetivo de melhorar a comunicação, negociar e equilibrar as diferenças individuais, melhorar a qualidade do relacionamento e a satisfação conjugal.
Psicoterapia Familiar:
Ajuda a família entender a forma de funcionamento e conflitos existentes. A terapia familiar auxilia na busca de melhorar a qualidade das relações e compartilhar responsabilidades e desenvolver estratégias para manter e fortalecer o sistema familiar.
Abordagens:
– Comportamental
– Gestalt
– Humanista
– Junguiana
– Orientação Psicanalítica
– Psicodrama
– Sistêmica
Comportamental:
Tem como objetivo analisar a relação que os comportamentos do paciente, que é tratado como agente mais ativo no seu processo terapêutico, têm com o ambiente em que vive, ajudá-lo a discriminar quais comportamentos estão sendo mais ou menos adaptativos, a partir da discriminação das consequências reais destes comportamentos e da sua função na vida.
Gestalt:
Acredita na capacidade do ser humano em se auto realizar e de desenvolver seu potencial. Baseada no “aqui-e-agora”, a Gestalt-Terapia tem como foco levar as pessoas a restaurar o contato consigo, com os outros e com o mundo.
Humanismo:
Analisa a pessoa como um todo, como alguém que é único, tem responsabilidades, faz suas próprias escolhas e busca criatividade, sentido e valor. Nessa abordagem terapêutica, focaliza a maneira pela qual os comportamentos de uma pessoa se relacionam com os seus sentimentos íntimos e afetam a sua autoimagem.
Junguiana:
Buscar permitir que as pessoas fortaleçam seu potencial, sua criatividade e capacidade de lidar com os problemas. Os conflitos são vistos como uma oportunidade de conviver melhor com as qualidades e defeitos do sujeito. Parte do princípio de que existe um sentido para tudo o que ocorre na vida – e esse sentido é a realização de um propósito maior na existência.
Orientação Psicanalítica:
Esta abordagem traz a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo um método de investigação do psiquismo e seu funcionamento, caracterizado pela aplicação da técnica da Associação Livre. Centra-se em tornar consciente o inconsciente.
Psicodrama:
Esse tipo de terapia se vale da dramatização de situações, que podem ser atuais, passadas ou futuras. Isso possibilita a vivência de cenas conflitivas que, por meio da aplicação de técnicas psicodramáticas, propiciam ao indivíduo clarificar seus sentimentos, perceber suas atitudes frente ao outro, além dos sentimentos e ações dessa pessoa na relação.
Sistêmica:
Essa abordagem foca nas relações. Compreende o indivíduo integrado ao seu contexto familiar e sociocultural, e realça a complementariedade existente entre os seres humanos. Busca-se o desenvolvimento da individualidade, mantendo a conexão com a família, integrando o ser autônomo e o pertencer por meio da compreensão intergeracional, o cliente alcança maior integridade, que se traduz por vínculos mais saudáveis.