De uma forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003).
A Avaliação Psicológica nada mais é que um procedimento usado por profissionais da área da psicologia com o fim de avaliar a saúde psicológica de uma pessoa. A mesma é feita através de alguns instrumentos como testes, entrevistas, análise de dados e observações.
A avaliação neuropsicológica aborda num exame aprofundado das funções e dos processos intelectuais, correlacionando o funcionamento do Sistema Nervoso Central com o desempenho, o comportamento ou o funcionamento emocional atual do indivíduo. Desta forma, contribuindo para o planejamento e implementação de um programa de estimulação cognitiva, quando necessário. Assim, é recomendada para crianças, adolescente adulta e idosa, com o intuito de apoiar o diagnóstico diferencial, por meio da caracterização compreensiva de diferentes funções cognitivas (por exemplo: atenção, memória, linguagem, cognição visuo-espacial, funções executivas); auxiliar a planificação da reabilitação e estimulação neurocognitiva e monitorizar mudanças no funcionamento cognitivo ao longo do tempo.
Alguns dos motivos em que mais frequentemente se recomenda a avaliação:
- Atraso de Desenvolvimento
- Défice Cognitivo
- Dificuldades de Aprendizagem (atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita, cálculo)
- Dislexia, Disortografia, Discalculia
- Hiperatividade e Défice de Atenção
- Autismo
- Eficiência Intelectual Global
- Linguagem: Compreensão e Expressão
- Competências Psicomotoras e Lateralidade
- Noções Espaciais e Temporais
- Competências Grafo-Percetivas e Óculo-Motoras
- Consciência Fonológica
- Funcionamento Sócio-Afetivo
- Hidrocefalia
- Paralisia Cerebral
- Epilepsia
- Alterações Genéticas, Endócrinas ou Metabólicas
- Síndrome de Down
- Traumatismo Craniano
- AVCs
- Lapsos de memória
- Dificuldade em executar tarefas do dia a dia
- Esclerose Múltipla
- Doenças Degenerativas