Fique atento ao descontrole emocional

Tenho prazer em beber ou sou um alcoolista?
15 de janeiro de 2018
Como lidar com um trauma emocional
26 de fevereiro de 2018
Show all

Fique atento ao descontrole emocional

Atualmente, vemos com bastante frequência em nossa sociedade ataques de raiva, irritabilidade e descontrole emocional. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos. As responsabilidades diárias, a sobrecarga profissional, os relacionamentos amorosos, as frustrações e a necessidade de se adequar aos padrões impostos pela sociedade são alguns fatores que podem causar sérios desequilíbrios.

No entanto, manter o controle durante as situações difíceis é essencial para cultivar uma vida mais tranquila e com relações saudáveis. O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, pode causar também diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.

Para evitar situações de descontrole emocional, é importante identificar quais são os gatilhos que desencadeiam esse processo. Diante da pressão, basta um gatilho para que todos os problemas venham à tona e resultem em uma explosão de agressividade. Esse gatilho pode ser um lugar, uma pessoa, uma situação ou até um assunto específico. A partir da identificação do que desperta o descontrole, fica mais fácil manter distância e até tratar a raiz do problema com terapia

Autoconhecimento também é fundamental para combater o descontrole emocional e manter uma vida mais equilibrada. Conhecer-se profundamente, sabendo os seus pontos fracos e o que lhe causa irritação, é muito importante para que você possa trabalhar esse sentimento.

Também é através do autoconhecimento que podemos saber quando estamos a ponto de ter um descontrole emocional e assim tomar medidas para evitá-lo, como se concentrar, respirar ou ir para um local mais calmo.

O descontrole emocional é um alerta de que algo está errado com o seu lado psicológico e emocional. Esse tipo de explosão é característica de pessoas que estão desgastadas emocionalmente e sob muita pressão. Portanto, se isso acontece com frequência é necessário procurar ajuda profissional. Esses descontroles podem ser tratados com terapia e atividades relaxantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir no Whatsapp
Atendimento Online
Olá, tudo bem? Estou Online, Em que posso te ajudar?
Powered by