Insônia que não me deixa dormir
26 de setembro de 2017
Síndrome do Pânico
Não entre em pânico!
23 de outubro de 2017
Show all

Avaliação Bariátrica

Avaliação Bariátrica

A obesidade é considerada um dos problemas de saúde pública mais preocupantes. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros. Em dez anos, a população obesa no país passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

Na batalha contra a obesidade, muitas pessoas recorrem à cirurgia bariátrica, um método bastante eficaz no tratamento da obesidade mórbida e no controle do peso a longo prazo.

A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo.  Desta forma, é necessário que o paciente conheça muito bem o tipo de procedimento cirúrgico, seus riscos e benefícios.

De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Bariátrica, o paciente só pode realizar a cirurgia após uma avaliação psicológica. O papel do psicólogo é verificar se o indivíduo está apto emocionalmente para a realização do procedimento, além de auxiliá-lo na compreensão de todos os aspectos pertinentes ao pré e pós–cirúrgico. A avaliação é um documento complementar solicitado pelo médico para a realização da cirurgia.

Também é recomendável que o paciente tenha um acompanhamento psicológico em todas as fases do processo. O tratamento da obesidade é clínico e exige uma reeducação nutricional, física e psicológica. Essa reeducação deve ser feita por uma equipe multidisciplinar e deve ser mantida para auxiliar o paciente a adaptar-se a um novo estilo  de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir no Whatsapp
Atendimento Online
Olá, tudo bem? Estou Online, Em que posso te ajudar?
Powered by