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Insônia que não me deixa dormir

Demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou sentir que o sono não foi reparador são sinais de que a pessoa sofre de insônia.

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.

Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida. A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

As causas mais comuns da insônia são: estresse, ansiedade, depressão, condições médicas, uso de medicações que interferem no sono ou alimentos estimulantes como cafeína. Se a causa da insônia for de origem mental (depressão, ansiedade, bipolaridade ou até mesmo estresse) não há como dormir melhor se o problema base não for tratado. Neste caso, profissionais como psicólogos e psiquiatras podem ajudar no processo.

Cinco dicas para dormir mais e melhor

  1. Tomar um chá calmante na hora de dormir, como o de maracujá ou de hipericão;
  2. Evitar ficar muito agitado pouco antes de dormir;
  3. Procurar ir deitar-se e levantar-se sempre ao mesmo horário todos os dias;
  4. Evitar o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café e chá mate, assim como refeições indigestas à noite.
  5. Um ótimo remédio natural para insônia é o Valdorm, à base de valeriana, pois este medicamento tem ação sedativa e analgésica, induzindo ou melhorando a qualidade do sono.

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