Demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou sentir que o sono não foi reparador são sinais de que a pessoa sofre de insônia.
A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.
Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida. A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.
As causas mais comuns da insônia são: estresse, ansiedade, depressão, condições médicas, uso de medicações que interferem no sono ou alimentos estimulantes como cafeína. Se a causa da insônia for de origem mental (depressão, ansiedade, bipolaridade ou até mesmo estresse) não há como dormir melhor se o problema base não for tratado. Neste caso, profissionais como psicólogos e psiquiatras podem ajudar no processo.
Cinco dicas para dormir mais e melhor